Moradores encontraram o animal, que tem cerca de 5 metros de comprimento, morto no litoral do município de Calçoene, no nordeste do estado. Filhote morto foi encontrado na sexta (26) por pescadores
Natanael Rocha/Arquivo pessoal
Um filhote de baleia cachalote foi encontrado morto nesta sexta-feira (26) por moradores da praia do Goiabal, no município de Calçoene, no nordeste do Amapá. Ainda não se sabe a causa da morte do animal, que possui cerca de 5 metros de comprimento.
Segundo o autônomo Natanael Rocha, de 52 anos, que mora no Goiabal, pescadores informaram ontem o avistamento do animal, que já estava morto.
“Está a três quilômetros aqui das casas. Ela deve ter vindo à deriva do Oceano Atlântico até chegar aqui”, descreveu o autônomo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Ainda não se sabe se o material biológico da baleia será coletado para testes em laboratório e para identificar a causa da morte.
O pesquisador Salvatore Sisiliano, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), analisou as imagens e confirmou se tratar de um cachalote juvenil.
“Eles nascem em torno de 4 metros e meio, então esse teria 5 metros, ou seja, talvez algumas semanas de vida. Você vê que os dentes ainda não eclodiram. Os cachalotes têm dentes, a cabeça quadrada e essa pele enrugada. Eles são comuns e vivem em águas tropicais, águas profundas, ou seja, ao largo da plataforma continental, e a gente sabe muito pouco deles aí na costa norte”, descreveu o pesquisador da área de biologia animal da Fiocruz.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Publicada por: RBSYS