Neste sábado, é celebrado o Dia da Anta, animal caracterizado como vulnerável na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção. Mamãe e filhote de anta são flagrados andando atrás do autódromo de Campo Grande
Uma mamãe e seu filhote de anta foram flagrados andando juntos para comemorar o dia do maior mamífero terrestre da américa do sul, celebrado neste sábado (27): a anta. O registro acima foi feito atrás do autódromo de Campo Grande (MS), na tarde de sexta-feira (26), pelo prestador de serviços, Wagner Valente Lopes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MS no WhatsApp
Segundo a Tenente Eveny, da Polícia Militar Ambiental (PMA), próximo ao autódromo tem um curso d’água, com uma área de preservação permanente, onde há muitos animais, como antas e capivaras.
“Perto das terras do golfe, acontece muito atropelamento de capivara, justamente por causa desse trânsito, dessa área de preservação permanente”, lamentou a Tenente.
Além disso, Eveny relembra que os animais estão bem e que, se ninguém incomodar, não haverá problemas de captura ou caça, pois eles estão no habitat natural.
???? Dia da Anta
Conhecida como a jardineira da floresta, a anta derruba sementes por onde anda, ajudando no crescimento e desenvolvimento da diversidade de plantas.
Divulgação/Sesc Pantanal
Conhecida como a jardineira da floresta, a anta derruba sementes por onde anda, ajudando no crescimento e desenvolvimento da diversidade de plantas.
De acordo com o Centro de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a perda, fragmentação de habitat, atropelamentos e caça estão entre as principais causas para as ameaças sofridas pela espécie, caracterizada como vulnerável na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção.
Ainda conforme as informações do centro, a anta está contemplada no Plano de Ação Nacional dos Ungulados.
*Estagiária sob supervisão de Gabrielle Tavares
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:
Publicada por: RBSYS